Como Calcular o valor do seu Bolo no Pote
Quando decidi fazer bolo no pote, uma das minhas dúvidas era Como colocar o preço no meu Bolo no Pote. Vocês que também estão começando devem passar por esse momento e cá entre nós, da uma tremenda vontade de colocar um preço próximo ao que vemos e ate mesmo maior, não é mesmo? rs
Mas para não sairmos no prejuízo e também não colocar um valor tão alto que não vamos vender, é melhor calcularmos.
Depois de pesquisar muito na net encontrei uma apostila do EMPREENDER MULHER, que além de outras dicas ensinou a calcular o valor da venda. Eu gostei muito desse método por ser prático e eficiente. Porém, para conseguir fazer esse método da maneira correta precisamos do valor do Custo da Receita, o que foi mais mil pesquisas até chegar a algo realmente bom rs. Enfim... fiz um video no canal do Youtube falando sobre esse método e essa Custo da Receita e resolvi colocar aqui também... Vamos la?
Ao fim disso, ela vai nos passar o valor do custo da receita... Para calcular o preço de venda vamos precisar somente desse valor. PS: O restante da planilha utilizo somente para encomendas ok?
Chegando a este valor do custo da receita vamos para o Método para cálculo de preço...
Digamos que seu custo de bolo é de R$: 17,20 (então para você produzir uma receita vc gasta esse valor e esta receita te rende 10 potinhos de bolo.)
Você vai multiplicar esse valor por 3.
Ex: 17,20 x 3 = 51,60
Esses R$: 51,60 você vai dividir pela quantidade de potinhos que você fez, no caso 10.
Ex: 51,60 / 10 = 5,16
Esse 5,16 é o preço que você deve cobrar nos seus potinhos de bolo. Mas para nao sair preço quebrado, arredonde para 5,00 reais pois facilita o troco e a venda.
Ai você me pergunta.... - Aninha por que tenho que multiplicar por 3? E eu respondo...
para administramos o nosso dinheiro...
Multiplicamos por 3 pessoal, pois vamos dividir o dinheiro da seguinte forma...
1 Parte é o Repor, o valor gasto para produção do bolo no pote, tudo que for preciso repor para nova receita será tirado desta uma farinha que acabou, ou um ovo que veio estragado.
2 Parte é o nosso Lucro, esse é o dinheiro que podemos utilizar com coisas nossas.
3 Parte é o Investimento do negócio, tudo que for preciso comprar para melhorar o seu negócio vai ser tirado daqui, ex: etiquetas, cartões de visita, panfletos, amostra gratis etc.
Dividindo desta maneira, fica muito mais fácil ter controle do que entra e sai da sua empresa. Se você tem dificuldade de "respeitar" essa divisão, pode abrir contas poupanças em bancos diferentes e fazer esta divisão. Assim quando terminar a venda já faz o depósito de cada quantia em suas respectivas contas.
Bom, essa é a forma como eu calculo meu preço, espero que tenham gostado e que vocês consigam também administrar a sua empresa de Bolos. Como disse anteriormente, fiz um vídeo que está lá no nosso canal bem explicadinho com passo a passo e com exemplos. Passe por lá e confira... :)
Canal PotCake
Gostou? Então Curte e Compartilhe! Te aguardo no próximo Post. Beijinhos e até mais!!!
Aninha