top of page

O que é e para que serve o Fouet??

Você já deve ter visto quando pequena sua mãe ou sua avó batendo ovos com garfo, para preparar claras em neve ou um delicioso omelete não é mesmo? E com certeza, já o fez também. Mas você sabia que existe um pequeno utensilio que facilita esse processo?

Pois é, ele se chama Fouet também conhecido como batedor de arame ou batedor de ovos, o seu nome correto é Fouet e se fala "Fuê". Como o Mise en Place, ele também é francês e muito utilizado na cozinha profissional para o preparo de receitas clássicas: chantilly, soufflés, mousses, maioneses e muitas outras. Hoje vamos conhecer as algumas funções desse pequeno utensílio francês e ver outros modelos que podem nos ser úteis.

Uma das funções do fouet que nos é muito útil, é que ele agrega ar ao mesmo tempo que mistura os ingredientes e ao agregar ar, a mistura aumenta de volume e fica mais leve e com outra textura o que dará um efeito muito interessante nas massas de bolo.

Ele serve também para misturar ingredientes secos como farinha, açúcar, sal, fermento e quebrar pelotas inconvenientes.

Mas como conhecer os modelos e para servem???

Fouet Clássico

Ideal para todos tipos de mistura e mais adequado para bater cremes, maioneses, chantily e claras em neve. Ele é muito usado para misturar líquidos e misturas secas. (Se você ficar na dúvida em qual modelos comprar, compre o clássico).

Imagem retirada da Internet

Fouet de molho

Muito parecido com o fouet clássico só que com o corpo mais alongado. Ele não é o mais indicado para agregar leveza a sua mistura. Por isso é mais utilizado para molhos, é ótimo pois alcança todos os cantinhos da panela. As vezes você tem um fouet de molho em casa e nem sabia. rs

Imagem retirada da Internet

Fouet plano

Este serve para bater pequenos volumes e para preparações que contem produtos delicados como ervas por exemplo. A versão em espiral plana é própria para recipientes altos e é ideal em preparações com ovos, como omeletes e ovos mexidos.

Imagem retirada da Internet

Fouet bola

Ele é duas vezes mais rápido que o fouet clássico. Graças a sua pequena bola de cerâmica que fica entre os fios, ele demanda menos esforço para bater as misturas que precisam de ar. Esta bolinha se movimenta durante a preparação e ajuda a dissolver pelotas e misturar rapidamente os líquidos.

Imagem retirada da Internet

Fouet de emulsão:

Não se trata de um fouet como os outros. Ele é usado principalmente quando a preparação já esta pronta. Ele serve para emulsionar, agregar volume rapidamente e é usado em misturas leves como: vinagretes, massas de crepe.

E então meninas gostaram de conhecer os modelos e funções dos Fouet?? Eu amei e confesso que antes das pesquisas não sabia que eram tantos assim rs. Agora é escolher o que mais se adequa ao que você precisa e mãos a massa. Ah mais um dica... na hora de comprar escolha o modelo de inox ou silicone, o modelo de plástico, com o tempo deforma e quebra.


Espero que também tenham gostado e que tenha ajudado vocês... Se tiverem alguma sugestão de postagem ou perguntas, fiquem a vontade para mandar vou adorar a participação de vocês...


Gostou? Então Curte e Compartilhe! Te aguardo no próximo Post. Beijinhos e até mais!!!

Aninha Diaz


Imagem retirada da Internet

Dicas de Culinária da Aninha Diaz

#1 

Breve 

Postagens Recentes

Documentos / Planilhas úteis

bottom of page