Como fazer um Bolo Perfeito?
Quem nunca sonhou em fazer o bolo perfeito? E toda vez que faz um bolo, abre o forno com o coração cheio de esperança que encontrará aquele lindo bolo assado como os das confeitarias, mas se depara com um bolo fininho e sem graça? (muitas vezes delicioso, mas feiozinho tadinho).
Pois bem, hoje a nossa postagem é sobre como fazer o bolo perfeito. Antes de começar a fazer os bolo no pote pesquisei muito sobre como chegar a esse resultado e encontrei dicas bem legais que fazem sim toda diferença. Vamos lá?
Dicas para o o Bolo Perfeito:
1- Retire com antecedência todos os produtos armazenados na geladeira para que estejam em temperatura ambiente (exemplo: ovos, manteiga, leite etc.).
2- Faça o Mise en Place (caso não saiba o que é, confira nossa postagem sobre Mise en Place )
3- Pré-aqueça o forno, nunca devemos colocar o bolo em forno frio, forno deve estar pré-aquecido pelo menos 10 minutos antes pois assim quando colocar o bolo ele vai assar de maneira uniforme e não queimará o fundo nem as beiradas.
4- Peneire sempre ingredientes secos, como farinha, cacau em pó, açúcar. Isso ajuda a evitar que a massa fique com grumos e também ajuda a aerar a massa, para que ela fique mais fofa. O açucar, além peneira-lo eu bato ele no liquidificador para que fique mais fininho e facil de peneirar.
5- Utilize farinha sem fermento, pois o fermento é ativado com o calor e ao bater os ingredientes e ao bater a massa ele pode ser ativado antes da hora e perder o efeito, ai o seu bolo não cresce e anda pode solar.
6- Não altere a quantidade dos ingredientes da receita se você não sabe bem o que está fazendo. Isso pode estragar toda sua receita.
7- Unte sua forma com um pouco de manteiga ou o Desmoldante. Eu colocava um pouquinho de farinha também, mas eu parei de fazer isso pois meu bolo sempre agarrava um lado ou ficava esbranquiçado por baixo, mas continuava colocando pois ficava com medo de não dar certo. Ai um dia eu esqueci de colocar a farinha e quando desenformei o bolo ele estava perfeitamente soltinho e inteiro.
8- Alguns bolos pedem claras em neve, elas devem ser adicionadas delicadamente à massa, pouco antes de colocar o fermento, sem batedeira pode ser com uma colher ou o Fouet (veja nossa postagem sobre fouet). Atenção para o ponto das claras em neve ou o bolo pode desandar.
9- Para a massa não murchar, mantenha o forno fechado pelo menos nos primeiros 20 minutos. Caso precise abrir para virar a forma (eu preciso fazer isso aqui no meu rs) feche toda janelas e portas para evitar corrente de ar.)
10- Quando passar os 20min. e você começar a sentir o cheirinho gostoso de bolo já pode fazer o teste do palitinho. Abra o forno e espete delicadamente um palito próximo ao centro para se certificar que a massa esteja toda assada, ele deve sair limpinho sem nenhum pedacinho de massa isso indica que já está pronto.
11- Ao retirar o bolo do forno, não o deixe em corrente de ar ou sobre superfície fria. Sempre deixo ele esfriar sobre as grades do fogão coberto por um pano, mas tome cuidado com aquelas formiguinhas chatas e oportunistas que aparecem do nada em qualquer cozinha rs.
12- Essa é a última dica, mas a considero a mais importante de todas... A sua energia e seus pensamentos, não adianta seguir todas essas dicas e manter aquele pensamento ruim ou triste. Cozinhar é amor puro e acredite ou não toda a sua energia daquele momento irá passar para o seu bolo ou qualquer outro alimento que esteja preparando. Então antes de fazer qualquer preparo na cozinha, sintonize-se com seu lado bom, com energias positivas, amor e carinho e com certeza a sua receita sairá perfeita e todos que provarem vão sentir aquele "gostinho" especial.
Então é isso meninas (os), estas são as dicas que sigo para fazer meus bolos ficarem além de gostosos bonitos... Espero que vocês também consigam fazer os seus Bolos Perfeitos, ah e assim que fizerem passem por aqui ou em nossa página para contarem como foi ok?
Gostou? Então Curte e Compartilhe! Te aguardo no próximo Post. Beijinhos e até mais!!!
Aninha Diaz