O Segredo do Emulsificante
Você sempre se delicia quando come um bolo de aniversário e a massa está levinha, úmida e macia. Então ficamos pensando como conseguir este resultado?
O segredo para mudar esta situação pode estar no uso de emulsificantes. Ele é comumente usado na fabricação de sorvetes, mas surtem ótimos efeitos quando aplicadas em massas de bolos, receitas salgadas, como pães e tortas.
E hoje a nossa postagem é sobre os segredinhos do Emulsificante...
Os emulsificantes são substâncias químicas naturais ou sintéticas, normalmente são usados em alimentos industrializados para conservá-los ou dar aos produtos mais sabor, boa aparência e consistência. Mas também podem ser usados na culinária caseira.
Vantagens:
* As massas que levam emulsificantes ficam mais firmes e aeradas, pois ele incorpora ar durante o batimento da massa.
* Facilita a mistura dos ingredientes principalmente entre aqueles que não se misturam facilmente (como água e óleo, por exemplo).
* Proporciona maior volume à massa, aumentando em até 30% o rendimento.
* Deixa sua massa retinha e não criam aquela "barriga" no centro.
* O bolo não resseca rápido, o que aumenta a sua durabilidade. Isso é muito importante para quem comercializa os produtos, pois o prazo de validade será maior.
* Tem função estabilizante e ajuda a reter água, isso significa que produto se manterá mais úmido e fresco por mais tempo.
OBS: Na hora de comprar o emulsificante fique atenta a um detalhe: a maioria dos emulsificantes que se encontram no mercado servem para aplicação tanto em sorvetes quanto em bolos. Já os específicos para bolos costumam ter uma cor marrom clara e não devem ser usados em sorvetes, pois causam um gosto desagradável a eles.
Quanto usar?
Segundo alguns culinaristas, não dá para determinar uma quantidade exata de emulsificante a ser usada de maneira geral. Para massas o recomendável é usar 1 colher (sobremesa) bem cheia para cada 300 g de farinha de trigo, sempre em temperatura ambiente. Para sorvetes e cremes, o ideal é uma dosagem de 8 a 10 g do ingrediente por litro.
Por tanto, o segredo é tomar cuidado para não "errar a mão" ao utilizar emulsificante nas suas receitas. Se usar pouco ele não deixará a receita tão aerada quanto você espera, mas o excesso é ainda pior, pois o produto é feito à base de gorduras e poderá deixar a receita "solada". Então é melhor ir testando aos poucos até chegar ao ponto ideal...
Bom pessoal, esses são alguns segredinhos sobre o tão famoso emulsificante. Espero que vocês tenham gostado e possam começar a utilizar o emulsificante e deixar os seus bolos deliciosamente leves, fofos e retinhos...
Gostou? Então Curte e Compartilhe! Te aguardo no próximo Post. Beijinhos e até mais!!!
Aninha Diaz